Inflação se acelera no Brasil em março e sobe para 8,13% em 12 meses
Rio de Janeiro, 8 abr (EFE).- A inflação se acelerou no Brasil em março e alcançou uma taxa de 8,13% nos últimos doze meses, maior índice desde 20023, informou nesta quarta-feira o governo.
O aumento dos preços em março foi de 1,32% em relação a fevereiro, e no primeiro trimestre a inflação chegou a 3,83%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O principal fator para a forte subida dos preços em março foi o aumento de 22,08% da energia elétrica, segundo o IBGE.
O encarecimento da energia é consequência da seca que afeta o sudeste do país, o que diminuiu a capacidade de geração das represas hidrelétricas e obrigou o governo a recorrer às centrais térmicas, que são mais caras.
Desde 2005, o governo fixa como meta uma inflação anual de 4,5%, ainda que tolere um máximo de 6,5%, índice que não tinha superado até este ano.
Há duas semanas, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação diminuirá a partir de abril, mas o organismo considera muito provável que em 2015 o índice fique acima do teto de 6,5%.
O BC elevou as taxas de juros até 12,75% em um esforço para conter a inflação e cumprir com as metas a partir de 2016. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.