Inscrição para voto em trânsito começa nesta terça-feita

  • Por Jovem Pan
  • 13/07/2014 08h58

Eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral no dia 5 de outubro, primeiro turno das eleições de 2014, e mesmo assim queiram votar, podem solicitar a partir de terça-feira (15) a habilitação para voto em trânsito em qualquer Cartório Eleitoral do país. Ao contrário de 2010, época em que só era possível votar nas capitais, nestas eleições será possível votar em qualquer município brasileiro com mais de 200 mil eleitores.

O voto em trânsito é possível apenas para Presidente da República, e possibilita que um eleitor que esteja fora da cidade onde tenha o título vote em outro município sem ter que transferir o documento.

Segundo resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, para votação em trânsito em uma das cidades habilidades, será necessário que pelo menos 50 eleitores tenham manifestado interesse em votar naquela localidade. Para tirar a habilitação, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto em qualquer Cartório e estar com situação regular no Cadastro Eleitoral. O prazo de registro termina no dia 21 de agosto.