Inspirada em alunos, Cíntia Chagas usa humor para ensinar português no YouTube
A rapidez da troca de informações, a internet e, com ela, as redes sociais mudaram tudo na nossa vida. E isso se reflete dentro da sala de aula: os alunos agora fazem duas, três coisas ao mesmo tempo. E é esse o desafio para os professores: falar a mesma língua do que os jovens. Para Cíntia Chagas, a nova estrela do programa do YouTube “Português com a Duda” da Jovem Pan, a solução é simples.
“O interessante é chegar a esse jovem por meio daquilo que ele utiliza. Então se a música que ele ouve é funk, vou falar de funk. Se ele está no YouTube, eu estarei no YouTube. Se ele usa o Instagram, também usarei. E por aí vai”, explicou.
A professora também defendeu a internet, que muitas vezes é tida como grande vilã do aprendizado. Ela crê que o segredo está no equilíbrio: “ao mesmo tempo que o professor fala para usar a internet, fazer o que quiser lá, ele também deve puxar o aluno para o que há de mais clássico na língua portuguesa, para que ele perceba que cada contexto necessita de uma linguagem, de um tipo de discurso”.
Seguindo essa linha, Cíntia começou a se aventurar pelo mundo das redes sociais para dar dicar de português e acabou criando a Duda. A personagem é baseada amplamente em como seus alunos se comportam. “É bom porque como eu estou em contato com eles no meu cursinho o tempo todo eu sei quais são as gírias, o que está usando e o que não está”, brincou.
Usando e abusando do humor, a professora dá a sua definição da Duda: “ela é caricata, como todo personagem de humor e está aí na Jovem Pan para corrigir os erros de português de todo mundo”.
Um novo vídeo é adicionado todas as quartas-feiras na playlist da Cíntia Chagas no YouTube. Confira abaixo:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.