INSS começa a pagar benefícios atrasados a mais de 81 mil segurados

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2017 13h41
Antonio Cruz/Agência Brasil INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começou nesta terça-feira (02) a pagar o quinto lote de benefícios atrasados após revisão em relação à fórmula do cálculo da renda mensal por incapacidade ou pensões por morte.

Serão 81.640 benefícios por pensão por morte, auxílio-doença previdenciários, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente previdenciário, auxílio-doença por acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho, auxílio-doença por acidente de trabalho, auxílio-acidente e pensão por morte por acidente de trabalho.

Neste 5º lote, as diferenças são pagas aos segurados com benefícios ativos, com até 45 anos de idade e valores a receber entre R$ 6 mil e R$ 15 mil. Os valores são referentes à situação no período em 17 de abril de 2012.

A revisão em relação à fórmula do cálculo é parte de acordo estabelecido em agosto de 2012 e homologado pela Justiça Federal em São Paulo. O acordo foi feito entre INSS, Ministério Público Federal e Sindicato Nacional do Aposentados e Pensionistas da Força Sindical. Uma ação civil pública abrangia o reprocessamento de benefícios que foram pagos pelo INSS e concedidos entre 2002 e 2009.

A não ser em caso de morte do titular, as revisões foram realizadas de forma automática e os beneficiários não precisam procurar uma Agência da Previdência Social. Em caso de falecimento, os herdeiros devem procurar uma APS de manutenção do benefício para realizar o cadastramento.

A data dos pagamentos foi estabelecida com base no final do número do benefício.

Aqueles que possuem finais 1 e 6 serão pagos nesta terça (02); finais 2 e 7 no dia 03 de maio; finais 3 e 8, no dia 04 de maio; finais 4 e 9, no dia 05 de maio, e finais 5 e 0 no dia 08 de maio.

Os valores atrasados serão pagos até 2022 – começaram em 2013.

Para consultar o resultado da revisão na internet , basta acessar o sistema disponibilizado pelo INSS em www.previdencia.gov.br, ou pela Central de Atendimento 135.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.