Inteligência turca alerta sobre planos do EI para atentar contra embaixadas

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2015 08h50

Ancara, 19 fev (EFE).- Os serviços secretos turcos (MIT) alertaram as forças de segurança turcas sobre a infiltração no país de jihadistas do grupo armado Estado Islâmico (EI) que podem atentar contra embaixadas ocidentais ou viajar para Europa para perpetrar ataques.

Esta advertência consta em uma notificação do MIT à polícia, filtrada à imprensa, e que está estampada em várias manchetes turcas nesta quinta-feira.

A advertência da agência de inteligência turca, datada em 3 de fevereiro, indica que os jihadistas poderiam estar planejando atentados em Ancara e Istambul contra as missões diplomáticas dos países que participam da coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos.

O MIT assinala que em zonas da Síria próximas às fronteiras da Turquia há cerca de três mil jihadistas que tentam atravessar a fronteira, e ressalta a dificuldade de identificá-los e localizar seus possíveis refúgios em solo turco.

“Alguns, incluindo líderes do grupo responsável pelo planejamento de ataques, já entraram na Turquia e estão residindo em casas de células (terroristas)”, indica o jornal “Hurriyet” citando o relatório.

“Alguns cidadãos sírios e palestinos -com idades compreendidas entre 17 e 25 anos- entraram na Turquia fazendo-se passar como refugiados e estão planejando viajar para Europa através da Bulgária a fim de atacar países-membros da coalizão anti-Estado Islâmico”, acrescenta o jornal.

Uma área do distrito sulista turco de Suruc, na fronteira com a Síria, foi declarada “zona militar proibida” depois da advertência do MIT.

As autoridades turcas deportaram mais de mil estrangeiros suspeitos de viajar à Turquia para se unir ao EI na Síria ou Iraque e proibiram outros 7,8 mil de entrar no país pelo mesmo motivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.