Inundação na Colômbia deixa pelo menos 33 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 13h21

Bogotá, 18 mai (EFE).- Pelo menos 33 pessoas morreram e várias estão desaparecidas por causa de uma inundação causada pelo transbordamento de um riacho nesta segunda-feira no município de Salgar (nordeste da Colômbia), informaram as autoridades.

“O último número oficial entregue pelo Dapard (Departamento Administrativo de Prevenção, Atendimento e Recuperação de Desastres) é de 33 mortos e um número não identificado de desaparecidos”, disse um porta-voz do Governo de Antioquia.

As chuvas das últimas horas causaram o transbordamento do riacho de La Liborina, que arrasou a aldeira de La Margarita, segundo as autoridades.

A tragédia é “imensamente grande” e há “muitos mortos”, disse a secretária do governo de Salgar, Zulma Osorio, à “Caracol Radio”.

De acordo com a fonte, o povoado foi totalmente afetado, sem serviço de gás, nem de água e que 27 feridos foram internados em diferentes hospitais da região de acordo com sua gravidade.

Segundo Osorio, “a inundação foi gerada depois de um forte chuva aumentou o nível do riacho, que transbordou arrastando o que encontrou pela frente”.

Espera-se que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o governador de Antioquia, Sergio Fajardo, visitem a zona da tragédia, cerca de 97 quilômetros de Medellín, a capital regional.

Santos manifestou em sua conta no Twitter que o governo nacional está atendendo a emergência em Salgar por meio da União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

“Afetados receberão todo nosso apoio”, acrescentou o líder em sua mensagem.

Ao local foram enviadas unidades de bombeiros de outros municípios próximos para avançar com rapidez na remoção de escombros segundo a UNGRD, que coordena as operações de resgate. EFE

mlb/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.