Inundação na Colômbia deixa pelo menos 39 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 15h44

(atualiza números de falecidos e outros detalhes)

Bogotá, 18 mai (EFE).- Pelo menos 39 pessoas morreram e várias estão desaparecidas após uma enchente causada pelo transbordamento de um riacho no município de Salgar (nordeste da Colômbia), informaram nesta segunda-feira as autoridades.

“Dos mortos, temos confirmados 39 que estão no necrotério de Salgar, mas dos desaparecidos não se sabe porque de repente as famílias foram para outros lugares”, manifestou à “Caracol Radio” Iván Darío Viera, diretor a cargo do apoio de resgate de Antioquia, departamento ao qual pertence Salgar.

O transbordamento do riacho praticamente arrasou a aldeia de Las Margaritas, onde os organismos de resgate buscam os moradores entre os escombros.

A União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) afirmou em comunicado que de acordo com informações preliminares reportadas pelas autoridades locais e pelo Ministério da Saúde, a inundação tirou a vida de 30 pessoas e causou danos em casas, pontes e infraestrutura em geral.

O organismo não descartou um número maior de vítimas e disse que mais tarde dará um balanço completo da situação.

O Comando Aéreo de Combate No.5 da Força Aérea Colombiana (FAC) deslocou um helicóptero Ángel com socorristas à zona para apoiar os trabalhos de busca e salvamento.

Enquanto isso, a Presidência colombiana confirmou que o chefe de Estado, Juan Manuel Santos, viajou à zona para supervisionar as tarefas de socorro. EFE

mlb/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.