Inundação na Colômbia deixa pelo menos dez mortos
Bogotá, 18 mai (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e várias estão desaparecidas por causa de uma inundação causada pelo transbordamento de um riacho nesta segunda-feira no município de Salgar (nordeste da Colômbia), informaram as autoridades.
“A inundação foi gerada depois de uma forte chuva durante a noite e o amanhecer, quando as águas arrastaram o que encontraram pela frente – casas, pontes, famílias inteiras”, disse aos meios de comunicação locais a secretária do governo de Salgar, Zulma Aidee Osorio.
A funcionária acrescentou que a inundação arrasou com quase todo a aldeia de La Margarita e que há “muitas famílias desaparecidas”.
“Não temos um dado exato, já mais de dez pessoas foram achadas mortas, mas há muitas desaparecidas”, acrescentou a funcionária à “Caracol Radio”.
Após conhecer a tragédia, o presidente Juan Manuel Santos manifestou em sua conta no Twitter que o governo nacional está atendendo a emergência em Salgar por meio da União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).
“Afetados receberão todo nosso apoio”, acrescentou o líder em sua mensagem.
Salgar é um município situado em uma zona montanhosa do sudoeste de Antioquia, a 97 quilômetros de distância de Medellín, a capital regional, e tem uma população de cerca de 18 mil habitantes.
Ao local foram enviadas unidades de bombeiros de outros municípios próximos à tragédia para avançar com rapidez na remoção de escombros segundo a UNGRD, que coordena as operações de resgate.
Por sua vez, o governador de Antioquia, Sergio Fajardo, confirmou a notícia através de seu conta no Twitter. “Tragédia invernal em Salgar. Todas nossas equipes em ação”, disse, sem dar números sobre mortos ou desaparecidos. EFE
mlb/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.