Inundações no oeste da Índia deixam 33 mortos e 8.700 desabrigados

  • Por EFE
  • 25/06/2015 08h32

Ao menos 33 mortes foram registradas

EFE Na Índia

Pelo menos 33 pessoas morreram e cerca de 8.700 ficaram desabrigadas após as inundações registradas desde a quarta-feira (24) no estado de Gujarat, no oeste da Índia, informou à Agência Efe a Autoridade de Controle de Desastres regional.

A chegada das fortes chuvas da monção a Gujarat causaram 26 mortos no distrito de Amreli, três no de Bhavnagar, dois no de Rajkot e dois no de Bharuch, disse o porta-voz do órgão, Bhavesh Barsat.

A fonte acrescentou que há pelo menos 4.500 desabrigados pelas inundações no distrito de Amreli e 4.121 no de Rajkot, embora ao contrário de ontem a situação hoje esteja sob controle.

De acordo com o ministro de Provisão de Água de Gujarat, Vijay Rupani, 13 dos mortos em Amreli perderam a vida depois que duas casas desmoronaram devido às inundações, relatou o jornal local “Indian Express”.

O Ministério da Defesa indiano divulgou imagens dos resgates em helicóptero das Forças Aéreas em Gujarat nas quais se vê pessoas isoladas pelas cheias dos rios nos telhados de suas casas ou em pequenas ilhotas.

Segundo essa instituição, quatro helicópteros participam de trabalhos de resgate, depois que ontem dois evacuaram 87 pessoas e distribuíram 120 quilos de alimentos.

A chefe do governo de Gujarat, Anandiben Patel, pediu através de sua conta oficial do Twitter à população que “não espalhe o pânico e coopere com a administração em seus trabalhos de resgate e distribuição de ajuda”.

As inundações são frequentes no Sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas da monção entre junho e agosto.

Nas últimas duas semanas pelo menos 13 pessoas morreram e cerca de 320 mil ficaram desabrigadas pelas inundações que afetaram com força o nordeste da Índia, sobretudo nos estados de Assam e Meghalaya.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.