Investimento em mobilidade no ensino superior é pauta de encontro de reitores
Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- A Secretária-geral Ibero -Americana, Rebeca Grynspan, defendeu nesta segunda-feira, na abertura do III Encontro Internacional de Reitores Universia, no Rio de Janeiro, dobrar investimento nos planos de mobilidade de estudantes e professores na região.
“Devemos aumentar nosso nível de ambição, construir uma plataforma para aumentar de forma significativa a troca entre estudantes, professores e pesquisadores”, afirmou Grynspan para 1.103 reitores e presidentes de universidades de 33 países de todo o mundo.
Grynspan assinalou o exemplo do programa de mobilidade europeia Erasmus, e outros iniciados na América Latina, como “Pablo Neruda”, orientado a estudantes de pós-graduação e patrocinado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), ou o programa Ciência Sem Fronteiras do governo brasileiro.
A titular da Segib assinalou que dois terços dos estudantes universitários da América Latina são a primeira geração de suas famílias que têm acesso a educação superior.
E ressaltou que a extensão do acesso à educação universitária é “chave para reduzir as desigualdades sociais na região”.
“Manter o sucesso econômico dos países latino-americanos não é suficiente com políticas macroeconômicas, devemos defender programas para aumentar a produtividade e competitividade por meio do conhecimento”, por meio de maiores investimentos na educação universitária.
O III Encontro Internacional de Reitores Universia foi aberto hoje pelo presidente do banco Santander, Emilio Botín, e Grynspan e acontece até amanhã no Rio de Janeiro. EFE
mp/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.