Investimento em mobilidade no ensino superior é pauta de encontro de reitores

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 12h22

Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- A Secretária-geral Ibero -Americana, Rebeca Grynspan, defendeu nesta segunda-feira, na abertura do III Encontro Internacional de Reitores Universia, no Rio de Janeiro, dobrar investimento nos planos de mobilidade de estudantes e professores na região.

“Devemos aumentar nosso nível de ambição, construir uma plataforma para aumentar de forma significativa a troca entre estudantes, professores e pesquisadores”, afirmou Grynspan para 1.103 reitores e presidentes de universidades de 33 países de todo o mundo.

Grynspan assinalou o exemplo do programa de mobilidade europeia Erasmus, e outros iniciados na América Latina, como “Pablo Neruda”, orientado a estudantes de pós-graduação e patrocinado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), ou o programa Ciência Sem Fronteiras do governo brasileiro.

A titular da Segib assinalou que dois terços dos estudantes universitários da América Latina são a primeira geração de suas famílias que têm acesso a educação superior.

E ressaltou que a extensão do acesso à educação universitária é “chave para reduzir as desigualdades sociais na região”.

“Manter o sucesso econômico dos países latino-americanos não é suficiente com políticas macroeconômicas, devemos defender programas para aumentar a produtividade e competitividade por meio do conhecimento”, por meio de maiores investimentos na educação universitária.

O III Encontro Internacional de Reitores Universia foi aberto hoje pelo presidente do banco Santander, Emilio Botín, e Grynspan e acontece até amanhã no Rio de Janeiro. EFE

mp/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.