Investimentos em tecnologia da informação devem dobrar em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2014 08h20

Os investimentos em tecnologia da informação devem dobrar no próximo ano, mas a má formação de profissionais pode frear crescimento do setor. A reunião da Computação em Nuvem, Mobilidade, Negócios Sociais e Análise de Dados, o Big Data, surge como a nova força de TI.

Não há escassez nos cursos de tecnologia, o que falta é melhor preparo do profissional para o novo papel que o setor assume nas empresas. A especialista em TI, Juliana Ferreira, avaliou que o problema está na defasagem de alguns cursos que não acompanham o dinamismo do mercado.

*Ouça os detalhes no áudio

Outro problema apontado pela especialista é o excesso de teoria nos cursos e a pouca conexão com a realidade das empresas. Falando a Carlos Aros, o mestre em Tecnologia e professor da FIAP, Celso Poderoso, defendeu a entrada de profissionais atuantes nas salas de aula.

O descompasso entre empresas e universidades vai gerar 117 mil vagas abertas sem profissionais de TI qualificados para preenchê-las. De acordo com a consultoria IDC, no Brasil, áreas como rede essencial, segurança, telefonia IP e redes sem fio terão lacuna de 24 mil profissionais.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.