Investimentos em transporte individual correspondem a 79% dos gastos em mobilidade urbana no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 11/08/2014 10h06

Os investimentos em transporte individual correspondem a 79% dos gastos em mobilidade urbana no país. Segundo a ANTP, o setor movimentou R$ 205 bilhões em 2012 nas cidades com mais de 60 mil habitantes.

Parte do recurso, no entanto, foi usada na manutenção de ruas e avenidas e o restante veio do pagamento de combustível de carros e motos. Assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos, Eduardo Vasconcelos, destacou que os números mostram a individualidade do setor.

*Ouça os detalhes no áudio

De acordo com Eduardo Vasconcelos, os municípios pesquisados têm 300 mil quilômetros de vias, mas apenas 20% são usados pelos ônibus. O consultor em mobilidade urbana, Flamínio Fichmann, disse ao repórter Anderson Costa que a qualidade do transporte precisa evoluir como um todo.

Fichmann apontou a necessidade de melhorar os projetos de infraestrutura voltados ao setor em São Paulo. A pesquisa da ANTP indicou que as viagens com o transporte público em cidades com mais de 1 milhão de habitantes duram, em média, 37 minutos.

Já os deslocamentos por carro ou moto nos municípios menores levam somente oito minutos. Em São Paulo, é comum o motorista ficar mais de uma hora por dia parado no congestionamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.