Investimentos têm efeito multiplicador na economia brasileira, diz secretário

  • Por Agência Brasil
  • 27/06/2014 13h50

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje (27), no evento de balanço do 10º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que os investimentos em infraestrurura têm efeito multiplicador de renda no país e reduz os custos para outros setores da economia. “Temos grandes desafios como aumento de produtividade, atender à demanda da sociedade com serviço de melhor qualidade, melhorar custos de produção e de vida”, acrescentou.

Para o secretário, os investimentos “são forças motoras internas que tem efeito multiplicar da economia brasileira”, mesmo em meio à crise econômica internacional.

Holland enfatizou ainda os investimentos no país têm crescido mais do que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Ele argumentou ainda que a inflação no país está sob controle, com quadro de acomodação dos preços a cada mês, e os resultados primários (economia para pagamento de juros da dívida) são suficientes para manter a trajetória declinante da dívida líquida brasileira.

Sobre a economia internacional, o secretário disse que há sinais de que 2014 será melhor do que o ano passado, principalmente devido à recuperação da economia americana. “A economia europeia também vem mostrando algum sinal de recuperação. Áreas do euro apresentaram dois anos de resultado negativo. Qualquer coisa acima de zero é sinal de que está em algum processo de recuperação, mas o quadro ainda é de dificuldade”, acrescentou. Sobre a China, Holland destacou que a taxa de crescimento do país está em processo de acomodação, com expansão em torno de 7%, sendo que já havia apresentado resultados maiores.

O PAC 2 executou, até 30 de abril, 95,5% das ações previstas para o período entre 2011 e 2014 e 84,6% do orçamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.