Ipea revela erro em pesquisa sobre violência contra às mulheres

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2014 16h40

O Ipea divulga nesta sexta-feira (04) uma nota onde reconhece um erro na pesquisa Tolerância social à violÊncia contra as mulheres. Originalmente divuglada no dia 27 de março, a pesquisa alegava que 65,1% dos entrevistados concordavam com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecerem ser atacadas”.

De acordo com a nota, o erro foi causado “pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas”. A frase “Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar” também estava com os resutados alterados. 

Os números corretos são: 

Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar

24% – discorda totalmente

8,4% -discorda parcialmente

22,4 – concorda parcialmente

42,7% – concorda totalmente

1,9% – neutro

Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas

58,4% – discorda totalmente

11,6% – discorda parcialmente

12,8% – concorda parcialmente

13,2% – concorda totalmente

3,4%  – neutro

No final da nota, o Ipea afirma que: “a correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres.”

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.