Irã começou processo de dissolução de urânio a 20%, afirmam autoridades

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 10h06
  • BlueSky

Teerã, 20 jan (EFE).- O Irã suspendeu nesta segunda-feira o enriquecimento de urânio a 20% na usina de Natanz e começou sua dissolução, afirmou o diretor-geral de salvaguarda da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Mohamad Amiri, segundo a agência oficial de notícias iraniana “Irna”.

Amiri anunciou que o Irã “já começou o processo de oxidação e dissolução da reserva de 196 quilos de urânio a 20%” na usina de Natanz, a principal do país, situada na província de Isfahan, a cerca de 230 quilômetros ao sul de Teerã, em cumprimento de seu compromisso na aplicação do plano de ação conjunto.

O processo de dissolução da metade dos 196 quilos de urânio durará um semestre, durante o qual se diluirá 15 quilos por mês, acrescentou Amiri.

O mesmo processo está sendo realizado na usina de Arak, a cerca de 240 quilômetros ao sul Teerã, e na instalação subterrânea de Fordo, na província de Qom, a cerca de 160 quilômetros ao sul da capital iraniana, afirmou o funcionário.

“De agora em adiante os dispositivos de centrífugas que se usavam para a produção de enriquecimento a 20% serão utilizadas para o enriquecimento a 5%”, explicou.

No entanto, Amiri advertiu que “caso a outra parte descumpra o acordo, o Irã retornará ao seu programa nuclear original”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.