Irã critica possível nova intervenção ocidental no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2014 13h11
  • BlueSky

Copenhague, 18 jun (EFE).- Mohamad Nahavandian, chefe de gabinete do presidente do Irã, alertou nesta quarta-feira o Ocidente contra uma hipotética nova intervenção no Iraque diante do aumento da violência registrado nas últimas semanas no país árabe.

“As autoridades iraquianas e o povo iraquiano é que devem encontrar uma solução. Não há outra alternativa”, declarou Nahavandian em uma conferência internacional realizada em Oslo (Noruega).

O funcionário iraniano encorajou os governos ocidentais a fornecer a Bagdá “todo o apoio necessário” antes de se pensar em soluções militares, como a possibilidade insinuada pelos Estados unidos de lançar ataques aéreos seletivos com drones (aviões não tripulados).

“O que ocorreu no Iraque deve ser condenado pela comunidade internacional. O mundo deve estar unido contra estes terroristas”, afirmou Nahavandian, em referência às últimas ações dos insurgentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

O chefe do gabinete do presidente iraniano, Hassan Rohani, está participando ao lado de outras personalidades, como o ex-presidente americano Jimmy Carter, do Oslo Fórum, uma conferência sobre conflitos e mediação organizada anualmente na capital norueguesa. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.