Irã derruba drone espião israelense que tentava sobrevoar usina nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2014 17h06

Teerã, 24 ago (EFE).- O Irã anunciou neste domingo que abateu um avião espião israelense não-tripulado antes que sobrevoasse a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, na província de Isfahan, no centro do país.

O drone, de tipo “furtivo e indetectável por radar”, foi interceptado pela defesa da força aérea e derrubado por um míssil, informou o Corpo dos Guardiões da Revolução, em comunicado divulgado em seu site oficial.

O comunicado, que não detalha a data do fato, afirma que “o avião não-tripulado tinha intenção de penetrar na área nuclear de Natanz”.

“O Corpo dos Guardiões da Revolução junto à Marinha da República Islâmica conta com uma exaustiva e determinante preparação para defender o povo nobre e o território islâmico do Irã e se reserva o direito de responder a represálias”, afirma o texto.

O Irã e os países que integram o Grupo 5 + 1 (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) negociam há anos um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que segundo Teerã tem fins exclusivamente pacíficos, embora as potências ocidentais suspeitem que pode ser utilizado para criar armas atômicas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.