Irã e EUA têm rodada crucial de negociações nucleares
As negociações deviam ter começado no domingo (16)
Reunião EUA e IrãO ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, iniciaram nesta segunda-feira uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano, abrindo uma fase considerada decisiva neste processo.
As reuniões deveriam começar ontem à noite, mas a delegação do Irã solicitou o adiamento pelo atraso da chegada da equipe negociadora americano, indicaram fontes iranianas.
Paralela e separadamente se reúnem nesta cidade o secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, e o responsável da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali-Akbar Salehi, que já tiveram reuniões de trabalho na rodada passada.
Esta nova série de negociações abre um período crucial, que pode durar de uma a duas semanas, e definirá se este processo diplomático pode ter sucesso ou está condenado ao fracasso.
As partes se pro1077
puseram a chegar a um acordo político global no final deste mês, para completá-lo com todos os detalhes técnicos necessários em 30 de junho, quando expira o prazo das negociações.
Zarif deve reunir-se hoje mesmo em Bruxelas com a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, e os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França e Alemanha, países que fazem parte do G5+1, as seis potências com quem o Irã negocia o acordo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.