Irã e G5+1 retomam negociações a menos de 1 mês do prazo para acordo

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 14h44

Viena, 4 jun (EFE)-. O Irã e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha) retomaram nesta quinta-feira em Viena suas negociações sobre os detalhes do documento final de um acordo completo sobre o litígio nuclear, a menos de um mês do fim do prazo estabelecido para sua assinatura.

Trata-se da sétima rodada de reuniões desde o anúncio de um acordo preliminar em Lausanne (Suíça), no dia 2 de abril, e espera-se que dure até o próximo sábado.

O sistema das inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em instalações no Irã continua sendo um assunto polêmico que não tem resolução.

As visitas dos inspetores internacionais são essenciais tanto para verificar o cumprimento do futuro acordo como para descartar as suspeitas das possíveis dimensões militares do programa atômico iraniano em exercícios anteriores.

Segundo declarou a sua chegada à capital austríaca o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano e chefe da equipe de seu país, Seyed Abbas Arachi, “nunca falamos de inspeções, mas de acesso administrado”.

“O acesso administrado é uma prática que todos os países signatários do Protocolo Adicional (ao Tratado de Não Proliferação Nuclear) cumprem”, assegurou Arachi.

Arachi destacou no entanto que estavam “buscando mecanismos” para adaptar esse acesso dos inspetores ao marco do acordo no qual estão trabalhando.

Com a assinatura do acordo nuclear, o Irã deveria pôr em prática o Protocolo Adicional, permitindo aos inspetores da AIEA uma maior frequência de visitas a uma categoria mais alta de instalações que aquelas às quais atualmente têm acesso.

“No tema das possíveis dimensões militares não há nada decidido. Estamos trabalhando em diferentes formulações”, comentou Arachi.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, já tinha anunciado, ao término de seu encontro com John Kerry em Genebra no fim de semana passado, que haviam “estipulado explorar outros mecanismos neste campo”.

Faltando menos de um mês para que se complete, no dia 30 de junho, o prazo final assinalado pelos negociadores para assinar este acordo completo, os diretores políticos do sexteto foram para esta rodada que contou com uma reunião plenária em seu primeiro dia.

A subsecretária de Estado americano, Wendy Sherman, assim como Sergey Riavkov, vice-ministro de exteriores russo, e Arachi posaram junto a seus colegas da França, Alemanha, Reino Unido e China para as fotos, encenando um impulso para o processo no qual ainda restam, segundo diversas fontes, “muitas lacunas”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.