Irã e G5+1 retomam negociações nucleares em Viena
Viena, 10 jun (EFE).- Faltando três semanas para que se cumpra o prazo para a assinatura de um acordo nuclear durável, os negociadores do Irã e do grupo G5+1 retomaram nesta quarta-feira em Viena seus encontros para tentar avançar na redação do documento final.
Trata-se da oitava rodada de trabalhos desde o anúncio dos princípios estipulados em Lausanne (Suíça) no dia 2 de abril.
A negociadora da União Europeia (UE), Helga Schmid, que coordena o grupo internacional, e o negociador iraniano, Abbas Araqchi, se reuniram hoje em um hotel da capital austríaca, informaram fontes diplomáticas.
Nos próximos dias haverá outro encontro entre as partes, desta vez envolvendo dirigentes políticos, também dos cinco países com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França), aos quais se somará um representante da Alemanha.
Ao mesmo tempo, serão mantidos encontros entre analistas “para continuar o trabalho nos anexos técnicos”, informou o serviço exterior da UE em comunicado.
Esses anexos serão mais extensos que o próprio acordo, segundo revelou na semana passada Araqchi, número dois da diplomacia iraniana.
O principal tema não resolvido é o possível acesso dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a instalações militares no Irã, algo que Teerã continua a rejeitar.
Os parâmetros de Lausanne falam de várias limitações do programa nuclear do Irã durante longos períodos, entre 10 e 25 anos, em troca de uma suspensão das sanções internacionais impostas a Teerã.
Desta forma, a comunidade internacional quer evitar que o Irã tenha acesso aos materiais para fabricar uma bomba nuclear. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.