Irã e o Grupo 5+1 chegam a acordo nuclear, diz agência iraniana “Isna”

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 05h27

Teerã, 14 jul (EFE).- O Irã e os países do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, China, Reino Unido, mais Alemanha) fecharam nesta terça-feira um acordo sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica, informou a agência iraniana “Isna”, vinculada ao escritório do líder supremo Ali Khamenei.

O documento final, de cerca de 100 páginas, prevê a eliminação de todas as sanções internacionais contra o Irã, que também sairá da lista de países sancionados pela ONU, afirma a “Isna”.

O texto, que será apresentado em breve pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e pela chefe da política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, seguirá para as capitais dos países signatários para uma revisão final.

Além disso, o documento será levado ao Conselho de Segurança da ONU nas próximas semanas, para que seja aprovada uma resolução que o torne válido. O acordo também terá que ser revisado e aceito pelo Congresso dos EUA e pelo parlamento do Irã.

A aplicação das medidas do pacto será divididas em três etapas, uma preliminar, uma operacional e outra executiva.

A última sessão plenária das negociações está marcada para ter início às 10h30 locais (5h30 em Brasília), na sede da ONU em Viena (Áustria), seguida pelo anúncio dos resultados das conversas.

O objetivo do acordo definitivo defendido pela comunidade internacional é que o Irã não possa produzir armas atômicas, em troca da suspensão das sanções econômicas ao país.

Os ministros das Relações Exteriores dos sete países envolvidos no pacto e suas respectivas equipes de negociação buscaram ao longo dos últimos 18 dias de intensos diálogos chegar a um consenso para poder anunciar, enfim, o acordo histórico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.