Irã e potências dizem que tiveram debate “substancial e útil”

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2014 11h43

Viena, 19 mar (EFE).- As seis grandes potências e o Irã asseguraram nesta quarta-feira que tiveram conversas “substanciais e úteis” sobre o polêmico programa nuclear iraniano e decidiram se reunir novamente entre 7 e 9 de abril em Viena.

A comissária de política externa da União Europeia (UE), Catherine Ahston, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, fizeram a declaração à imprensa após dois dias de negociações na capital austríaca.

“Baseados no marco de negociações pactuado na reunião do mês passado, tivemos discussões substanciais e úteis sobre vários assuntos, como o enriquecimento de urânio, (a usina de água pesada de) Arak, a cooperação nuclear civil e sanções”, disse Ashton.

“Vamos nos reunir novamente entre 7 e 9 de abril em Viena e continuaremos nosso trabalho sobre âmbitos substanciais que prevemos cobrir em um acordo global”, acrescentou.

Enquanto isso, analistas técnicos se reunirão para elaborar mais os detalhes dos assuntos relevantes”, concluiu Ashton em um pronunciamento à imprensa, acompanhada por Zarif.

Dentro do acordo nuclear interino assinado em Genebra em novembro passado, as partes se deram um prazo até julho para conseguir uma solução global para o conflito nuclear.

Segundo o acordo, Teerã concordou suspender parte de seu programa nuclear em troca da suspensão parcial das sanções internacionais.

No centro do debate está o enriquecimento de urânio, um material que serve tanto para fins civis como militares, assim como a usina de água pesada de Arak, que pode produzir plutônio, outra substância que pode ser usada para fabricar bombas.

O Ocidente teme que o programa atômico do Irã tenha um alvo militar oculto, enquanto Teerã insiste que sua finalidade é apenas científica e energética. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.