Irã e potências do 5+1 estendem negociações nucleares até novembro

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 21h22

Viena, 18 jul (EFE).- O Irã e as seis grandes potências (membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha) anunciaram nesta sexta-feira em Viena que estenderão até 24 de novembro o prazo para fechar um acordo definitivo para por fim à questão sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Uma declaração conjunta do responsável pela política externa da UE, Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, nas últimas semanas foram alcançados “progressos tangíveis em alguns assuntos, mas ainda há lacunas significativas em temas essenciais”.

Como isto exige “mais tempo e esforço”, a aplicação do plano conjunto de ação foi estendida, o acordo interino, assinado em novembro de 2013, terminaria no próximo domingo, dia 20, para 24 de novembro.

Ao mesmo tempo, as partes garantiram hoje que todos os pontos do acordo interino, rubricado em Genebra ano passado pelo Irã e pelas seis potências (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

As partes anunciaram hoje que voltarão a se reunir nas próximas semanas “em diferentes formatos com a clara determinação de alcançar um acordo sobre o plano conjunto de ação (o acordo interino) o mais rápido possível”.

A negociação pretende estabelecer limites ao programa atômico iraniano que garantam que não desenvolverá uma arma atômica em médio prazo. E ao mesmo tempo deve assegurar que a República Islâmica tenha direito de usar a energia atômica de forma pacífica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.