Irã e Reino Unido reabrem embaixadas após quatro anos de fechamento

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 18h18

Redação Internacional, 23 ago (EFE)- As relações entre Reino Unido e o Irã estiveram limitadas a múltiplos desencontros, o último em novembro de 2011 quando um grupo de estudantes islâmicos atacou a embaixada britânica em Teerã e ambas legações fecharam.

Essas relações inclui o ataque à embaixada iraniana em Londres em 1980, o caso do escritor anglo-indiano Salman Rushdie e a detenção de vários membros da Marinha britânica no Irã em 2007 acusados de entrarem em águas territoriais iranianos.

A embaixada britânica em Teerã fechou pela primeira vez em 1979 por causa da Revolução Islâmica e apenas em 1988 Londres a reabriu.

Em 1998, já com o trabalhista Tony Blair no poder, os vínculos diplomáticos avançaram à categoria de embaixador após um compromisso por parte do Irã de retirar a condenação à morte de Rushdie, o que supôs a normalização das relações.

A esta situação se acrescentou a detenção -em março de 2007- de 15 membros da Marinha britânica em águas do Golfo, o que motivou outro incidente entre os dois países, apesar de terminar com a libertação dos militares por ordem do então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que garantiu em entrevista coletiva televisionada que isso era um “presente” a Blair.

As embaixadas de ambos países foram reabertas em agosto de 2015, pouco depois do histórico acordo nuclear alcançado pelo Irã e as potências internacionais.

Esta é a cronologia dos eventos:

25 agosto-17 setembro 1941: Invasão britânico-soviética do Irã, em plena Segunda Guerra Mundial, para assegurar os campos de petróleo após o estabelecimento do Eixo germânico-italiano. Isso acarreta na derrocada do shah, em favor de seu filho, Mohammed Reza Pahlevi.

1951: O parlamento do Irã nacionaliza a companhia petrolífera britânica “Anglo-Iranian Oil Company”. Em resposta, o Reino Unido impõe um embargo comercial. O shah foge do país.

1953: O primeiro-ministro Mohammed Mossadeq é derrubado em um golpe de Estado apoiado pelo Reino Unido e Estados Unidos e o shah retorna ao Irã.

1979: Fechamento da embaixada britânica em Teerã em 1979 por causa da revolução islâmica. Seus interesses são atendidos pela legação suíça.

30 abril 1980: A embaixada do Irã em Londres é atacada por seis terroristas que mantêm durante seis dias 26 reféns e exigem a libertação de 91 presos. Um agregado da embaixada é executado e o resgate termina com outros cinco mortos.

4 dezembro 1988: O Reino Unido reabre sua embaixada em Teerã após um acordo alcançado em novembro.

Fevereiro 1989: O Aiatolá Khomeini decreta uma fatwa que condena à morte o escritor anglo-indiano Salman Rushdie por seu livro “Versos satânicos”, que segundo o Irã representa uma blasfêmia para o Islã. A embaixada no Irã permanecerá aberta em nível encarregada de negócios.

Novembro 1991: O britânico Terry Waite, sequestrado em Beirute por grupos militares pró iranianos em 1987, é posto em liberdade. Pouco depois, o “The Guardian” revela que Londres cancelou dívidas iranianas no valor de vários milhões de dólares, como consequência de um acordo secreto para melhorar suas relações com a República Islâmica.

Setembro 1998: As relações se normalizam e avançam de novo a categoria de embaixador.

18 maio 1999: Ambos países intercambiam embaixadores pela primeira vez em 20 anos.

24 setembro 2001: O então ministro das Relações Exteriores, Jack Straw, viaja para Teerã e se tonra o primeiro chefe da diplomacia britânica a visitar o Irã desde 1979 e depois do apoio iraniano à coalizão internacional contra o regime talibã.

30 junho 2003: Straw, de visita oficial no Irã, pede ao moderado presidente Khatami que firme o Protocolo Adicional do Tratado de Não- Proliferação Nuclear (TNP), se quiser obter a confiança da comunidade internacional. Irã assina meses depois.

23 março 2007: A captura por parte da força naval iraniana de 15 militares britânicos no Golfo Pérsico suscita uma nova crise. São libertados em 4 de abril.

21 novembro 2011: O Reino Unido impõe sanções contra o Irã por seu programa nuclear, que implicam na suspensão dos vínculos financeiros das entidades britânicas com os bancos iranianos.

29 novembro 2011: Um grupo de estudantes islâmicos ataca a embaixada britânica em Teerã em momentos difíceis e após o endurecimento das sanções internacionais contra o Irã por seu programa nuclear. Este episódio força o fechamento das embaixadas dos dois países.

11 novembro 2013: O Reino Unido dá um primeiro passo para melhorar as relações diplomáticas ao nomear um encarregado de negócios, após o fechamento de sua legação em 2011.

23 agosto 2015: O Reino Unido e o Irã reabrem suas embaixadas pouco depois do histórico acordo com as potências internacionais sobre o programa nuclear e por ocasião da visita do ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, a Teerã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.