Irã fará todo o possível para proteger santuários do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2014 10h31

Teerã, 18 jun (EFE).- Hassan Rohani, presidente do Irã, anunciou nesta quarta-feira que seu país fará tudo que for necessário para proteger os santuários do Iraque dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), informou a agência de notícias “Isna”.

“Anunciamos a todas as superpotências, aos assassinos mercenários e aos terroristas que o grande povo do Irã não poupará nenhum esforço para proteger a grandeza dos santuários sagrados em Karbala, Najaf, Kadhimiya e Samarra”, anunciou Rohani em discurso feito na província de Lorestan, no oeste do país.

Ele explicou que o povo iraniano pediu muito para defender os santuários dos ímãs e derrubar os terroristas.

“Digo ao querido povo iraniano que os veteranos xiitas, sunitas e curdos estão em todo o Iraque e estão dispostos a fazer sacrifícios, mas estes grupos terroristas e seus partidários não são nada diante da vontade do grande povo iraquiano e muçulmano dessa terra”, disse Rohani.

No sábado o presidente anunciou que o Irã está disposto a ajudar o Iraque se Bagdá pedir, mas que não enviará tropas para enfrentar a EIIL.

Rohani também acusou “alguns países da região, estrangeiros e ocidentais” de apoiar o grupo terrorista.

“Infelizmente alguns países da região ajudam financeiramente e outros até com armamentos, embora existam outros países poderosos, especialmente os ocidentais, que nos ajudam de alguma maneira em termos políticos, de publicidade, financeiros e armamentício”, disse Rohani.

Irã também anunciou sua oposição a qualquer intervenção militar dos Estados Unidos no Iraque.

“A República Islâmica do Irã se opõe firmemente à intervenção militar dos EUA no Iraque”, havia anunciado domingo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Marzie Afjam. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.