Irã firma acordo para compra de 100 aviões da Boeing

  • Por EFE
  • 19/06/2016 15h03
  • BlueSky
FFT34. Frankfurt (Germany), 27/06/2008.- (FILE) A file picture dated 27 June 2008 shows Boeing 747 jumbo jet of Iranian carrier IranAir taxiing at Frankfurt airport, Frankfurt Main, Germany. Iran authorities on 19 June 2016 announced it reached a deal with Boeing to but 100 airplanes. The deal is pending approval by the US government. (Alemania) EFE/EPA/MAURITZ ANTIN EFE/EPA/MAURITZ ANTIN Boeing 747 jumbo da empresa IranAir

O Irã firmou um acordo com a empresa americana Boeing para a compra de 100 aviões para renovar sua frota de aeronaves de passageiros e aguarda autorização do governo dos Estados Unidos para poder assinar o contrato definitivo, informou neste domingo o diretor da Aviação Civil iraniana, Ali Abedzadeh.

“A companhia Boeing entregou uma solicitação oficial ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para a autorização definitiva da venda dos aviões ao Irã, e esperamos para assinar o acordo assim que eles tiverem permissão”, informou Abedzadeh em entrevista à emissora iraniana “PressTV”.

Sobre o contrato assinado em janeiro entre o Irã e a fabricante europeia Airbus para a compra de 118 aviões, o diretor da Aviação Civil do país explicou que o processo de autorização é similar.

Abedzadeh não informou qual é o valor do contrato e também não quis estimar quando o acordo definitivo será assinado. “O Irã não tem nenhuma pressa. Os EUA utilizaram a antiguidade da nossa frota como alavanca de pressão e vamos atuar com prudência”, disse.

O anúncio do pacto nuclear do ano passado entre Teerã e os países do chamado Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia, mais Alemanha) pôs fim a um embargo econômico que desde 1995 impedia que as indústrias ocidentais vendessem aviões ou peças ao Irã.

A frota aérea do Irã está obsoleta e, segundo os cálculos do governo e das autoridades aéreas, são necessários 500 aviões para renová-la e atender às necessidades de transporte do país.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.