Irã intervirá “sem restrições” para defender santuários xiitas no Iraque
Teerã, 26 ago (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que a República Islâmica intervirá “sem restrições” para defender as cidades sagradas xiitas de Karbala e Najaf, situadas no Iraque, dos islamitas sunitas do Estado Islâmico (EI).
“Um dia fomos informados sobre a possível queda de Karbala e Najaf. O presidente disse que essas cidades são a linha vermelha do Irã e que, caso isso ocorresse, não haveria restrições operativas (para o Irã no Iraque)”, declarou nesta terça-feira o ministro iraniano do Interior, Abdolreza Rahmaní-Fazlí, à agência de notícias “Mehr”.
O ministro também confirmou hoje que o Irã está ajudando os curdos iraquianos a enfrentarem os milicianos de EI, embora não tenha especificado o alcance dessa colaboração.
“Recentemente, o Irã ajudou a organizar os curdos iraquianos quando a região do Curdistão foi atacada pelo EI”, assinalou o ministro, que destacou que foi o governo regional curdo que solicitou o apoio de Teerã.
Neste caso, segundo a emissora “Al Arabiya”, que cita o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, essa ajuda teria chegado ao nível de entrega de armamento às forças curdas.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, se encontra desde ontem em visita oficial no Iraque.
Nesta terça-feira, Zarif se deslocou à cidade de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano, para se reunir com Barzani, com quem falará sobre a situação no país e a luta contra o EI, grupo extremista que já assumiu o controle de amplas regiões entre o Iraque e a Síria. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.