Irã não cogita nomear outro embaixador na ONU mesmo com EUA negando visto

  • Por Agencia EFE
  • 12/04/2014 11h46

Teerã, 12 abr (EFE).- Teerã não cogita nomear outro embaixador na ONU, apesar da recusa dos Estados Unidos de facilitarem o visto diplomático para Hamid Abutalebi, designado representante na organização internacional em Nova York, afirmou neste sábado o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi.

“Não temos uma opção alternativa para Abutalebi e insistiremos pelos mecanismos legais previstos pela Organização das Nações Unidas”, disse Araqchi em declarações divulgadas pela agência oficial de notícias iraniana, “Irna”.

Araqchi explicou que, “dentro do acordo sobre a sede entre as Nações Unidas e o governo anfitrião (Estados Unidos), este país deve cumprir seus compromissos internacionais”.

Na quinta-feira, o Congresso dos EUA aprovou uma proposta que pedia que não fosse permitido a Abutalebi atuar como embaixador do Irã na ONU, em Nova York, por sua intervenção na tomada de 66 reféns na Embaixada americana em Teerã em 1979, embora seu papel tenha sido menor, de intérprete.

Ontem, os Estados Unidos negaram o pedido de visto para Abutalebi, que foi designado em março.

Antes de sua nomeação, Abutalebi deu uma entrevista ao jornal iraniano “++Jabar++”, aonde garantiu que não estava em Teerã no dia da ocupação da Embaixada dos EUA, mas em Ahvaz, no sudoeste do país, mas admitiu que depois foi tradutor para os os sequestradores “por motivos humanitários”.

Como princípio, segundo os acordos com a ONU, os EUA estão obrigados a receber os representantes em Nações Unidas em Nova York, embora o Departamento de Estado considere poder rejeitar solicitações de visto para aqueles que acredita serem uma ameaça para a segurança nacional ou a política americana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.