Irã não permitirá que “BBC” reabra seu escritório no país

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2014 15h23

Teerã, 10 ago (EFE).- As autoridades iranianas não permitirão que a rede de televisão britânica “BBC” volte a se estabelecer no país, afirmou neste domingo o ministro da Cultura e Orientação Islâmica, Ali Yanati.

“Não foi dada nenhuma licença à “BBC” e o escritório de notícias desse canal não vai reabrir”, disse o ministro à agência de notícias local “Irna”.

Segundo Yanati, “está claro que os que foram indiferentes ou se opuseram à revolução islâmica e tomaram medidas nessa direção nunca terão nosso apoio”.

Estas declarações foram feitas dias depois que foi anunciada a próxima reabertura da embaixada britânica em Teerã, fechada em 2011 após a violenta tomada da legação por parte de estudantes islâmicos.

O Irã expulsou em 2009 o correspondente permanente da “BBC” e fechou seus escritórios em Teerã pelo desacordo com a cobertura dos protestos que seguiram à polêmica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente, que a oposição considerou uma fraude.

Dois anos depois, os serviços de inteligência anunciaram que colaborar de qualquer modo com essa emissora seria considerado um ato de espionagem e detiveram dezenas de ativistas acusados de cooperar com esse meio, que tem um canal em persa ao qual milhões de iranianos assistem com satélites proibidos pelas autoridades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.