Irã quer elevar produção em 500 mil barris ao dia após retirada de sanções

  • Por Agência Estado
  • 18/01/2016 14h48
  • BlueSky

Acordo colocou fim a sanções contra o país

EFE/PRESIDENTIAL OFFICIAL WEBSITE Presidente do Irã Hassan Rohani cumprimenta diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) durante reunião em Teerã nesta

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção no terceiro parágrafo. É o volume exportado que recuou a 1 milhão de barris ao dia, e não a produção total do Irã. Segue o texto corrigido:

O Irã planeja aumentar sua produção de petróleo em 500 mil barris ao dia, agora que sanções contra o país foram retiradas após um acordo entre Teerã e potências ocidentais. O vice-ministro do Petróleo, Roknoddin Javadi, disse que o Irã está determinado a retomar sua fatia de mercado, que caiu bastante como resultado das sanções impostas em 2012. As declarações foram divulgadas no site do ministério nesta segunda-feira.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou no sábado que o Irã cumpriu todos os requisitos fechados no acordo, o que levou à retirada das sanções.

O Irã costumava exportar 2,3 milhões de barris ao dia, mas o volume de petróleo exportado pelo país recuou para 1 milhão de barris ao dia em 2012.

Enquanto isso, o cenário de excesso de oferta e demanda mais fraca levaram o barril recentemente a recuar abaixo de US$ 30, na mínima em 12 anos. Fonte: Associated Press.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.