Irã realiza testes para verificar ebola em peregrinos que voltam de Meca

  • Por Agencia EFE
  • 07/10/2014 13h21

Teerã, 7 out (EFE).- As autoridades sanitárias iranianas afirmaram nesta terça-feira que estão fazendo testes para verificar a possível existência de ebola em muçulmanos que retornam da peregrinação em Meca (na Arábia Saudita), informou hoje a agência estatal de notícias iraniana “Irna”.

“Estabelecemos uma estação médica no Aeroporto de Zanjan (no noroeste do Irã) para examinar qualquer caso suspeito de ebola ou de coronavírus nos peregrinos do “hajj” (como se denomina em árabe à peregrinação à cidade santa) que retornam da Arábia Saudita”, declarou o diretor adjunto de Saúde da Zanjan University of Medical Sciences (Universidade de Ciências Médicas de Zanjan), Mohamad Reza.

De acordo com ele, foram elaborados planos para impedir que a doença se propague. Os responsáveis por organizar as viagens para Meca “receberam treinamento e distribuíram informação entre os peregrinos”.

Este ano, 64 mil iranianos viajaram a cidade santa saudita para participar da peregrinação em massa, informou à Agência Efe a Organização de Hajj e Peregrinação do Irã, que organiza par os peregrinos alojamento, serviços médicos e comida tanto em Meca quanto na cidade santa de Medina, que costuma ser outra parada da viagem.

A peregrinação anual a Meca, na qual em três dias participam cerca de três milhões de fiéis vindos de todo o mundo, foi marcada este ano pelos temores de uma eventual propagação da epidemia de ebola, que já matou mais de três mil pessoas na África Ocidental.

Entre outras medidas, a Arábia Saudita proibiu a concessão de vistos a pessoas de países onde há o vírus, entre eles Libéria, Guiné e Serra Leoa.

O “hajj” é um dos cinco pilares obrigatórios do islã, junto à “shahada” (profissão de fé), a esmola, a oração, e o jejum no mês do Ramadã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.