Irã reconhece “avanços úteis” sobre sanções em negociação nuclear

  • Por EFE
  • 24/04/2015 14h00

Nesta sexta-feira (24) EFE Irã nuclear

O Irã reconheceu nesta sexta-feira a existência de “avanços e discussões úteis” com os EUA e os países da União Europeia sobre a suspensão das sanções sobre o país, e apontou que a redação da minuta de um acordo definitivo “avança”, embora de maneira “lenta”.

O vice-ministro de Relações Exteriores iraniano e negociador do país, Sayed Abbas Araqchi, deu declarações nesta sexta-feira à imprensa iraniana em Viena, onde na quarta-feira teve início a negociação técnica e legal sobre o programa nuclear da República Islâmica.

“Começamos a fazer uma minuta do acordo e do caminho para chegar a uma conclusão. O mecanismo para definir a atividade é um pouco lento, mas em conjunto o trabalho progride bem”, comentou.

Araqchi explicou que a questão das sanções contra seu país e a suspensões das mesmas é a “prioridade” nesta nova de negociações. Segundo ele, “os europeus e os EUA esclareceram bem a suspensão das sanções”.

O Irã e os países do Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia mais Alemanha) retomaram as conversas nucleares com o novo prazo de 30 de junho. No dia 2 de abril, as partes definiram em Lausanne, na Suíça, uma série de princípios para desenvolver a negociação rumo a um acordo integral.

O entendimento de Lausanne, do qual não há uma versão oficial estipulada pelas partes, estabelece controles e limitações de diferente duração – entre 10 e 25 anos – para diferentes aspectos do programa nuclear do Irã.

Também é prevista a suspensão imediata de certas sanções, enquanto outras seriam eliminadas de forma gradual, embora esse aspecto seja um dos mais disputados e problemáticos para se chegar a um acordo.

O Irã insiste em uma suspensão imediata de todas as sanções para assinar um acordo final, enquanto os países ocidentais pedem que isso seja feito de forma mais gradual, o que dependeria do cumprimento do compromisso.

A comunidade internacional quer o acordo para evitar que o Irã tenha capacidades de criar uma bomba nuclear. Teerã, que rejeita essas alegações e afirma que suas ambições nucleares são pacíficas, exige que sejam suspensas todas as punições que sufocam a economia do país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.