Iraque denúncia na ONU que grupos jihadistas roubaram material nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 10h37

Bagdá, 10 jul (EFE).- O Iraque denunciou nas Nações unidas que grupos terroristas roubaram material nuclear utilizado em pesquisas científicas na Universidade de Mossul, no norte do país.

A agência de notícias iraquiana informou nesta quinta-feira que o embaixador do país na ONU, Mohammed al-Hakim, afirmou em carta enviada para a ONU no dia 8 de julho que homens armados roubaram cerca de 40 quilos de compostos de urânio da universidade.

Hakim disse que os grupos terroristas, como o governo iraquiano chama os insurgentes sunitas e jihadistas que combatem o poder central, tem em seu poder material nuclear “que pode ser utilizado para fabricar armas de destruição em massa”.

Na carta, dirigida ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o embaixador iraquiano disse que a quantidade roubada é “pequena”, mas se esses grupos tiverem conhecimentos técnicos suficientes, “podem utilizar o material separadamente ou misturá-lo com outras substâncias para suas operações terroristas”.

Além disso, advertiu que material nuclear está sendo levado clandestinamente para fora de território iraquiano, por isso considerou necessário comunicar à comunidade internacional o fato e pedir apoio para evitar “que os terroristas o empreguem no Iraque e no exterior”.

Previamente, as autoridades iraquianas denunciaram na ONU que em 11 de junho os insurgentes tomaram o controle de uma antiga fábrica iraquiana, localizada em Muthana, no sul do país, com restos de armas químicas.

Como consequência, as autoridades advertiram que não podem continuar com as atividades de neutralização dos restos do armamento químico, como devem fazer em cumprimento das normas internacionais.

O Iraque se encontra imerso em uma grave crise devido ao avanço de grupos insurgentes jihadistas sunitas, que em 10 de junho conquistaram Mossul, a segunda maior cidade do país, e de lá progrediram para regiões zonas do norte, do oeste e do centro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.