Irlanda aprova com 62% dos votos casamento homossexual

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2015 16h42

Eleitorado irlandês aprova a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo

EFE Eleitorado irlandês aprova a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo

O eleitorado irlandês aprovou com 62,07% dos votos no referendo realizado nesta sexta-feira a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, confirmou neste sábado a Comissão eleitoral.

Os dados oficiais divulgados agora há pouco indicaram que os votos contra a proposta do governo, de coalizão entre conservadores e trabalhistas, para autorizar e dar amparo constitucional ao casamento gay foi de 37,93%.

A Comissão também informou que 60,52% dos eleitores aptos a votar comparecem às urnas, o índice de participação mais alto desde o referendo sobre a legalização do divórcio, em 1996.

O eleitorado irlandês, de pouco mais de três milhões de pessoas, também participou na sexta-feira de outra consulta para decidir se rebaixaria a idade mínima para concorrer ao cargo de presidente da República, cargo essencialmente representativo, de 35 para 21 anos.

A apuração desse referendo ainda não terminou, mas os resultados provisórios apontam para uma vitória do “não” à reforma da legislação vigente, como previam as pesquisas.

A Irlanda se transformou no primeiro país do mundo a autorizar por vontade popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uniões que a partir de hoje estão amparadas pelo artigo 41 da Carta Magna, que concede proteção constitucional e as equipara ao casamento convencional.

Durante a campanha a Igreja Católica, apoiada por um reduzido número de grupos conservadores, anti-aborto, e uma minoria de senadores e deputados, sustentou que o casamento gay atenta contra os valores da família tradicional e modificará radicalmente os processos de adoção e de barriga de aluguel, e ao mesmo tempo acabaria com os direitos das crianças.

A República da Irlanda promulgou em 2010 a lei de Relações Civis que concedia reconhecimento legal aos casais homossexuais, mas não qualificava essas uniões de casamento. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.