Irmãos matam mãe e duas meia-irmãs por “honra” no Paquistão
Islamabad, 11 nov (EFE).- Dois irmãos mataram duas meia-irmãs a facadas com a intenção de limpar sua “honra” no Paquistão, porque estas mantinham “relações amorosas” com homens, assim como a mãe que não as impediu, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte policial.
O fato ocorreu na noite de segunda-feira na área de Town Ship, na cidade de Lahore, no leste do país, e os assassinos foram detidos por soldados das forças de segurança, disse o porta-voz da polícia Arslan Ali.
De acordo com a fonte, os dois irmãos confessaram os assassinatos porque suas meia-irmãs mantinham “relações amorosas” com meninos, algo que a mãe não proibiu, por isso que também foi morta.
Os chamados “crimes de honra” são muito frequentes no sul da Ásia e costumam ser aplicados a homens de uma família que consideram alguma afronta que transgride a conservadora moral familiar das sociedades locais.
No Paquistão, este tipo de assassinatos tira diariamente a vida de duas mulheres. Segundo a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP), o país registrou no ano passado 869 vítimas mortais, embora a entidade afirme muitos casos ficam sem denúncia.
“Estes crimes persistem pela impunidade da qual gozam os assassinos”, disse a Comissão em um relatório neste ano, no qual denunciou que o costume de permitir a absolvição do criminoso se for perdoado pela família da vítima favorece as agressões. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.