Islamitas detidos na Alemanha tinham bomba similar à usada em Boston
Berlim, 8 mai (EFE).- O casal de islamitas detido na semana passada na Alemanha estava pronto para detonar uma bomba caseira carregada de cravos e lascas, similar à que explodiu na maratona de Boston de 2013, apontou nesta sexta-feira o jornal alemão “Der Spiegel”.
Segundo fontes da investigação citadas pela revista, a bomba de elaborada por Halil e Senay D. na cidade de Oberursel (oeste), nas proximidades de Frankfurt, teria provocado graves ferimentos também em pessoas que estivessem a grande distância da bomba no momento da explosão.
Na quinta-feira da semana passada, um comando especial da polícia alemã deteve dois supostos radicais islamitas que eram investigados por estarem prontos para, em questão de dias ou semanas, perpetrar um atentado terrorista com caráter iminente, segundo a investigação.
Trata-se de um homem de 35 anos e nacionalidade alemã -embora com antepassados turcos- e uma mulher turca de 34 anos.
A promotoria apontou então que há indícios de “cenário salafista” nas detenções praticadas e confirmou que na revista foi encontrada uma bomba caseira.
Os delitos pelos quais o casal é investigado são os de preparação de um ato violento grave contra a segurança do estado e de preparação de um atentado com bomba, segundo indicou o promotor federal, Albrecht Schreiber.
As forças de segurança alemãs começaram a investigar o casal depois que a mulher comprou recentemente três litros de peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
A Alemanha, que não segue um sistema de níveis de segurança identificados por cores como outros países, enfrenta um “alto risco abstrato”, segundo o Ministério do Interior.
Neste sentido, as forças de segurança indicaram recentemente perante o parlamento alemão que não há nenhum indício concreto sobre hora ou lugar de um atentado, mas sim uma ameaça genérica pelo envolvimento política e militar da Alemanha na Síria ou Iraque. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.