Israel anuncia que operação em Gaza se intensificará nos próximos dias
Jerusalém/Ashdod, 9 jul (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Moshé Yaalon, confirmou nesta quarta-feira que a operação bélica “Limite Protetor” lançada na terça-feira contra as milícias islamistas na Faixa de Gaza, se ampliará e se intensificará de forma paulatina nos próximos dias.
“Estamos assassinando terroristas de diferente categoria, e esta operação prosseguirá e se intensificará. Por nossa parte, esta não será uma batalha curta. Seguiremos batendo duro no (movimento islamita) Hamas e outros grupos terroristas”, afirmou durante a reunião diária com seu alto comando.
Ontem à noite, Israel lançou 160 ataques sobre a Faixa, desde onde foram disparados mais de 100 foguetes durante o dia.
Yaalon assegurou que os 16 ataques lançados nas últimas horas contra Gaza destruíram um local de armazenamento de armas, plataformas de lançamento de foguetes, postos de comando, infraestruturas e edifícios governamentais”.
Na terça-feira, poucas horas depois do início da operação, o gabinete de Segurança do governo já aprovou a mobilização de 40 mil reservistas para reforçar o desdobramento de infantaria e de artilharia no perímetro de Gaza, feito com o qual abre a possibilidade para uma eventual operação terrestre.
Fontes palestinas indicaram, por sua vez, que nos bombardeios morreram pelo menos 28 pessoas, em sua maioria civis, e mais de 100 ficaram feridas.
O Exército israelense pôs na terça-feira em andamento a operação bélica “Limite Protetor” em meio ao lançamento de foguetes desde a Faixa.
Ontem à noite, milicianos palestinos dispararam mais de 30 projéteis contra cidades do sul e do centro de Israel, alguns dos quais chegaram a impactar em cidades mais afastadas de Gaza como Jerusalém e Hadera, esta última a mais de 100 quilômetros da Faixa, sem causar vítimas.
Além disso, cinco membros das brigadas “Azedim al-Qassam” morreram em uma luta com as forças israelenses quando tentavam penetrar em território de Israel através do mar.
O lançamento de foguetes, mais frágil, continuou nesta manhã no sul do país, fazendo soar as sirenes em cidades como Ashkelon e Tel Aviv.
Vários desses foguetes foram interceptados pelas baterias do escudo antimísseis “Iron Dome”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.