Israel aprova construção de 1.500 casas em assentamentos
Jerusalém, 20 mar (EFE).- Israel autorizou a construção de cerca de 1.500 novas casas em assentamentos em território palestino ocupado da Cisjordânia, medida proposta pelo Ministério da Habitação, informou nesta quinta-feira a edição digital do jornal “Haretz”.
Os projetos, que foram aprovados na quarta-feira pela Administração Civil da Cisjordânia, organismo dependente do exército e do Ministério da Defesa, incluem 839 imóveis na colônia de Ariel, onde nos últimos meses o governo israelense mantinha congelada a construção pelas negociações de paz com os palestinos.
A Administração Civil também aprovou a construção de outras 300 casas no assentamento de Bet El, 31 no de Almog e outras 350 no de Shvut Rachel.
Neste último caso, trata-se de uma das maiores ampliações de uma colônia nos últimos anos, porque até agora residiam em Shvut Rachel cerca de 100 famílias.
Ontem, a prefeitura de Jerusalém decidiu construir 186 novas casas na parte leste da cidade, um território reivindicado pelos palestinos como sua futura capital.
A Comissão de Planejamento e Construção deu sinal verde à edificação de 86 unidades no assentamento de Har Homah e outras 40 no de Pisgat Zeev, colônias construídas sobre território ocupado em 1967 e que Israel considera bairros da cidade.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, há três dias solicitou aos EUA que faça com que Israel se comprometa a paralisar a construção nos assentamentos como requisito para destravar as negociações de paz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.