Israel aprova construção de 172 casas em colônia em Jerusalém Oriental

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2014 11h11

Jerusalém, 18 jun (EFE).- A prefeitura de Jerusalém aprovou nesta quarta-feira a construção de 172 novas casas no assentamento judaico de Har Homá, em Jerusalém Oriental, ocupada por Israel em 1967, anunciou à Agência Efe um vereador da oposição.

“A Comissão de Planejamento da Prefeitura aprovou hoje a edificação de 172 casas em edifícios que terão entre sete e nove andares em Har Homá”, disse Pepe Alalu, o único vereador que se opôs à medida.

A fonte explicou que esta é a última etapa antes do início da construção das unidades.

Har Homá é uma colônia judaica que Israel considera parte do perímetro municipal de Jerusalém, território anexado nos anos 80, e está incrustada em terrenos pertencentes ao distrito cisjordaniano de Belém.

Alalu assinalou que a decisão de hoje pela Prefeitura poderia ter relação ou ser uma resposta ao recente pacto fechado entre Fatah e Hamas para a formação de um governo de unidade palestino, depois de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertir que mais casas seriam construídas em assentamentos.

O Ministério da Habitação de Israel anunciou no início do mês, pouco depois de o novo governo de unidade palestino assumir, um projeto que avança nos planos de construção de 1.500 novas casas em assentamentos da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.

Grande parte da comunidade internacional considera que os assentamentos judaicos estão em território ocupado – ilegais de acordo com a lei internacional – e são um dos principais obstáculos para a paz e a viabilidade de um Estado palestino. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.