Israel ataca 30 alvos em Gaza após retomada da ofensiva
Jerusalém, 15 jul (EFE).- A Força Aérea israelense atacou 30 alvos em Gaza desde que às 15h local (9h, em Brasília) retomou a ofensiva contra a Faixa após um breve cessar-fogo de seis horas.
“Em resposta aos contínuos ataques com foguetes do Hamas, o Exército começou a atacar de novo alvos terroristas em toda a Faixa. Entre os 30 alvos atacados, havia 20 plataformas de lançamento de foguetes ocultas (subterrâneas), túneis terroristas, um estoque de armas e uma instalação operacional”, diz o último comunicado do Exército.
Os ataques se produzem após o Hamas lançar hoje 76 foguetes contra Israel desde 09h local (3h, em Brasília), quando deveria ter entrado em vigor o cessar-fogo que o Egito propôs às partes.
O governo israelense acolheu a cessação das hostilidades no começo da manhã, enquanto o Hamas e os demais grupos armados em Gaza disseram que estavam estudando, ao mesmo tempo que seus milicianos lançaram várias séries de foguetes.
Um deles chegou até a cidade de Haifa, a quase 150 quilômetros ao norte da Faixa, o que causou em conjunto a indignação do governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enquanto a direita mais nacionalista pede que empreenda uma incursão terrestre.
“Após que o Hamas e a Jihad Islâmica rejeitarem a proposta egípcia de cessar o fogo e dispararem dezenas de foguetes contra Israel, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa ordenaram ao Exército que atue com dureza contra alvos terroristas em Gaza”, explicaram fontes governamentais israelenses.
Embora o governo israelense não decidiu por enquanto seus próximos passos, Israel ainda tem acantonados ao redor da Faixa dezenas de milhares de soldados e centenas de tanques e blindados em previsão de uma operação terrestre que depende se as partes assumirem finalmente o cessar-fogo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.