Israel desmobiliza 30 mil reservistas convocados para ofensiva em Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2014 14h22
  • BlueSky

Jerusalém, 6 ago (EFE).- O exército israelense desmobilizou cerca de 30 mil reservistas que tinha convocado para a ofensiva Limite Protetor em Gaza, informou nesta quarta-feira a edição digital do diário “Haaretz”.

Trata-se de mais de um terço dos 82.102 reservistas que o exército convocou a partir de 8 de julho, a maioria para substituir as forças regulares nas fronteiras e no território ocupado da Cisjordânia.

A desmobilização coincide com a segunda jornada de trégua, de um total de três dias, entre Israel e as milícias palestinas em Gaza, enquanto seus negociadores procuram chegar a um acordo sob mediação do Egito.

Durante os 29 dias que durou a operação Limite Protetor Israel transferiu para Gaza quase a totalidade de suas brigadas de infantaria em serviço ativo. Esta foi uma das maiores operações militares das últimas décadas e a maior ofensiva em Gaza desde 1967.

O governo israelense chegou a autorizar ao exército a mobilização de 87.606 militares.

A ofensiva deixou mais de 1.800 palestinos mortos, a maioria civis. Do lado israelense, 67 pessoas morreram, a maior parte militares. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.