Israel detém 17 palestinos na Cisjordânia, incluindo um deputado do Hamas

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2014 11h32

Jerusalém, 25 jun (EFE).- As forças de segurança de Israel detiveram 17 palestinos, incluindo um deputado do grupo islamita Hamas, em operações noturnas realizadas em diferentes pontos da Cisjordânia, onde três três jovens israelenses desapareceram no último dia 12, informou nesta quarta-feira o Exército israelense.

Uma porta-voz militar disse à agência Efe que, entre os detidos, figuram 13 membros ou simpatizantes do movimento islamita, incluindo o integrante do Conselho Legislativo Palestino (parlamento), cuja identidade não foi revelada.

Entre as detenções, três ocorreram em operações na região de Belém, enquanto o restante se concentrou em outras áreas da Cisjordânia, onde o Exército israelense realiza uma operação por causa do desaparecimento dos três jovens.

Ontem, o chefe do Estado-Maior, Benny Gantz, indicou que as Forças Armadas continuam trabalhando com a hipótese de que os desaparecidos se encontram vivos, embora tenha insistido na necessidade de “correr contra o tempo”.

O Executivo israelense responsabiliza o Hamas pelo desaparecimento dos estudantes, dois de 16 e um de 19 anos, que pediam carona na saída de uma escola religiosa próxima a um assentamento judaico.

Por sua parte, os palestinos consideram as detenções em massa, o bloqueio de cidades como Hebron e aos bombardeios aéreos em Gaza como um “castigo coletivo” contra a população.

Segundo dados do Exército israelense, a operação militar de busca deteve mais de 375 palestinos, a maioria simpatizante ou membro do Hamas, número que as organizações palestinas elevam para mais de 500. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.