Israel e Turquia mantiveram reuniões secretas de reconciliação
Jerusalém, 23 jun (EFE).- Israel e Turquia mantiveram reuniões secretas de alto nível entre representantes dos ministérios de Relações Exteriores para avançar no processo de reconciliação, em suspenso há um ano, informou nesta terça-feira a rádio israelense.
O diretor-geral de Relações Exteriores de Israel, Doure Gold, se reuniu recentemente com seu colega turco em Roma, informou hoje a rádio pública “Kol Israel”, que afirmou que se trata do primeiro encontro deste nível no último ano, desde que ambas as partes puseram um fim no diálogo de reconciliação.
Em julho, Israel decidiu reduzir ao “mínimo imprescindível” sua representação diplomática na Turquia, depois dos distúrbios que derivaram em ataques contra as missões diplomáticas em Ancara e Istambul em protesto pela operação militar israelense contra a Faixa de Gaza do passado verão.
O Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém acusou então as forças de segurança turcas de fracassar na hora de garantir a adequada proteção aos seus cidadãos, à Embaixada e ao consulado de Israel no que a seu entender supôs uma “flagrante violação das regulações diplomáticas”, o que levou a ordenar ao pessoal israelense deslocado e a seus parentes que voltassem ao país.
Os distúrbios ocorreram em paralelo à condenação do governo de Ancara a Israel por iniciar, em 17 de julho, a incursão terrestre na Faixa de Gaza após dez dias de ofensiva militar por mar e ar.
A operação israelense, denominada “Limite Protetor”, foi realizada entre 8 de julho e 26 de agosto de 2014 e causou a morte de 2.251 palestinos (1.462 deles civis e 551 crianças), enquanto no lado israelense perderam a vida 67 soldados e seis civis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.