Israel intercepta navio no Mar Vermelho carregado com mísseis sírios
Jerusalém, 5 mar (EFE).- A Marinha de Israel interceptou nesta quarta-feira uma embarcação em águas do Mar Vermelho, entre Sudão e Eritréia, carregada com mísseis avançados de fabricação síria e que tinham a Faixa de Gaza como destino, informou o Exército israelense.
Segundo o porta-voz do Exército israelense, Peter Lerner, a abordagem ocorreu em alto-mar, a cerca de 100 milhas da cidade litorânea israelense de Eilat.
A embarcação, um veleiro chamado “Kloss-C” e de bandeira panamenha, foi interceptado com cooperação da tripulação, que era integrada por pessoas de diferentes nacionalidades, completou Lerner.
Ao entrar na embarcação, os militares israelenses realizaram uma inspeção e encontraram dezenas de mísseis terra-terra M-302, que possui um alcance de mais de 100 milhas e cujo destino final seria “organizações terroristas em Gaza”, precisou o porta-voz.
De acordo com os organismos de inteligência israelense, os mísseis são de fabricação síria e foram transferidos por ar até o Irã.
Neste momento, a embarcação é escoltada pela Marinha israelense e se encontra a caminho de Eilat, onde deverá chegar nos próximos dias.
Segundo o porta-voz militar israelense, as armas partiram do aeroporto internacional de Damasco e deveriam chegar em Porto Sudão em breve para, uma vez em território sudanês, seguir caminho por terra até a Faixa de Gaza.
No entanto, o militar não pôde precisar se a tripulação da embarcação tinha conhecimento da carga bélica e explicou que todos serão interrogados ao chegar em Eilat. EFE
elb-db-mss/fk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.