Israel sequestra pastor libanês em disputada área fronteiriça

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 09h22

Beirute, 30 jul (EFE).- Uma força de infantaria israelense sequestrou nesta quarta-feira um pastor de ovelhas libanês em uma zona do sul do Líbano na fronteira com Israel, o que levou a decretar o estado de alerta dos dois lados da fronteira.

Ismail Khalil Nabaa foi capturado na cidade disputada de Chebaa e levado à área ocupada por Israel na região, segundo a agência oficial libanesa, “ANN”.

O exército libanês iniciou contatos com as forças das Nações Unidas enviadas ao sul do Líbano, Finul, para obter a libertação do pastor.

O rapto aconteceu depois que soldados israelenses se apoderaram ontem de um rebanho de ovelhas que pastava nos montes de Sedaneh, no oeste das fazendas de Chebaa.

O rebanho, que pertencia a Khalil Nabaa, foi levado para a parte ocupada desta cidade, enquanto os pastores conseguiram escapar.

Apesar de que Israel ter se retirado do sul do Líbano em maio de 2000 após 22 anos de ocupação, continua mantendo seu exército nas controversas fazendas de Chebaa e região, e ocupa desde 2006 a parte libanesa da aldeia de Ghajar.

Além disso, a aviação do país viola diariamente o espaço aéreo libanês, apesar dos apelos incessantes da ONU para que suas incursões parem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.