Itaipu atinge novo recorde de produção em 2013

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2014 15h59

Rio de Janeiro, 2 jan (EFE).- A central hidrelétrica de Itaipu, compartilhada por Brasil e Paraguai, bateu novo recorde de produção e alcançou no último dia 30 a marca histórica de 98.630.035 milhões de megawatts por hora (MWh), informaram nesta quinta-feira os responsáveis brasileiros.

Esse número, que representa um recorde mundial, supera os 98,5 milhões de megawatts anunciados na semana passada pela direção paraguaia da represa binacional e os 98,2 milhões de megawatts produzidos em 2012.

A melhora da produção se deve ao aumento da demanda no sudeste do Brasil na última semana do ano devido às altas temperaturas, que no Rio de Janeiro chegaram a quase 40º C, com sensação térmica de 47º C, segundo o comunicado.

A empresa também atribuiu o aumento de produção ao “bom momento pelo qual passam as economias do Paraguai e do Brasil aumentando a demanda por energia elétrica”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Itaipu atendeu em 2013 a 16,9% da demanda energética do Brasil e 75% do mercado paraguaio.

Conforme o comunicado, a produção de 2013 seria suficiente para abastecer, por exemplo, o mundo todo por, aproximadamente, dois dias ou para atender a demanda de toda a América Latina (excluindo o Brasil) por 89 dias, e a dos Estados Unidos por nove dias.

Iatipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo (depois da chinesa das Três Gargantas), mas a primeira em geração de energia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.