Itaipu fecha comportas após três dias vertendo água

  • Por Agência Estado
  • 20/10/2015 10h58
FOZ DO IGUAÇU,PR,17.10.2015:VERTEDOURO-ITAIPU-TRÊS-CATARATAS-DO-IGUAÇU-POR-SEGUNDO - Seis das 14 comportas do vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, PR, estão abertas nesta segunda-feira (19), para escoar o excesso de água, causado pelo grande volume de chuvas dos últimos dias na região Sul. No domingo (18), a vazão chegou a 4,5 milhões de litros de água por segundo (quantidade equivalente a três Cataratas do Iguaçu). (Foto: Kiko Sierich/Futura Press/Folhapress) Kiko Sierich/Futura Press/Folhapress Seis das 14 comportas do vertedouro da Usina de Itaipu

A equipe responsável pelas operações da usina hidrelétrica de Itaipu fechou as comportas do vertedouro da usina na noite desta segunda-feira, às 19h30, após três dias vertendo água, ou seja, escoando o líquido não utilizado para a geração de energia

Entre o final da manhã e o início da tarde de domingo, dia de maior vazão, a usina chegou a escoar 4.589 metros cúbicos de água por segundo – o equivalente a mais de três vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu.

A medida, adotada a partir da noite de sexta-feira, foi necessária em função do grande volume de água acumulado no lago de Itaipu. O vertedouro é aberto, usualmente, quando há excedente de água não usado para a geração, “Em condições normais, isso ocorre quando a cota de operação passa de 220,30 metros acima do nível do mar”, destaca a Itaipu em nota.

O vertimento foi resultado do excesso de chuvas localizadas no Paraná, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu. A última vez que a usina havia vertido água foi em julho passado, quando o Paraná registrou uma das maiores cheias da história.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.