Itália e Vaticano se preparam para a Semana Santa

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 10h31

Laura Serrano-Conde.

Cidade do Vaticano, 1 abr (EFE).- A Itália, especialmente Roma, e o Vaticano se preparam para receber milhares de fiéis de todo o mundo, que visitam os países para comemorar, com várias cerimônias realizadas pelo papa Francisco, os dias de memória à paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Durante os dias que precedem o Domingo de Páscoa, no qual a ressurreição de Cristo é recordada, haverá uma série de atividades na Itália e no Vaticano, como celebrações litúrgicas e procissões.

Desde o Domingo de Ramos, primeiro grande ato da Semana Santa, no qual a chegada de Jesus em Jerusalém é lembrada, milhares de pessoas já desembarcaram na capital italiana para assistir os eventos religiosos e também passear pela Cidade Eterna.

A maior parte das pessoas deve chegar no dia 2 de abril, quando o papa Francisco celebrará a missa da Quinta-Feira Santa, que rememora a Última Ceia e a oração de Cristo no Jardim do Getsêmani.

Como de costume, o papa lavará os pés de 12 pessoas, assim como Jesus, que lavou os pés de seus discípulos. Este ato será feito com um grupo de presidiários – homens e mulheres – que cumprem pena na cadeia romana de Rebibbia.

Na Sexta-Feira Santa, o papa Francisco realizará a cerimônia do dia da Paixão de Cristo, com os cultos na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e mais tarde percorrerá a Via-Sacra – celebração instaurada em 1741 pelo papa Bento XIV e, depois de décadas de esquecimento, novamente celebrada, a partir de 1925.

Neste culto, o papa percorrerá o interior do Coliseu – famoso anfiteatro que marca os sofrimentos dos primeiros cristãos -, continuará pela frente do Arco de Trajano até a colina do Palatino.

Dessa maneira, o pontífice recordará, junto com os fiéis, o sofrimento de Jesus, conhecido com a Paixão de Cristo, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.

No dia seguinte, no Sábado de Aleluia, Francisco dará início à Vigília Pascal, também na Basílica de São Pedro. E por fim, no Domingo de Páscoa, o papa rezará uma missa da sacada da Basílica e dará a bênção Urbi et Orbi (“à cidade de Roma e ao mundo”).

A previsão da meteorologia para a Semana Santa é de sol e tempo aberto. As temperaturas serão altas, variando entre 6 e 22 graus. O tempo deve permanecer assim todos os dias, com exceção de sexta-feira, quando talvez apareçam algumas nuvens.

Em paralelo aos atos, o Vaticano oferecerá aos visitantes de seus célebres museus uma exposição temporária, intitulada “A arma em defesa da arte”, na qual serão exibidas obras recentemente recuperadas pelos policiais italianos.

Também haverá comemorações no resto da Itália, como na província de Caserta (Campânia), onde durante a noite o céu será iluminado por fogos de artifício, ou em Salerno (sul), onde os cidadãos poderão assistir peças de teatro, na praça central da cidade, encenando a Paixão de Cristo.

Em Nápoles, na quinta e na sexta, diferentes procissões serão realizadas e em Nocera Terinese, e na Calábria (sul), haverá uma procissão no Sábado de Aleluia, na qual um grupo de homens se flagelará pelas ruas da cidade, com uma coroa de espinhos na cabeça.

Por fim, na segunda-feira de Páscoa, acontecerá na Urbania (norte), assim como em muitos outros países, um jogo típico deste período, no qual os participantes golpeiam ovos evitando quebrá-los. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.