Itamaraty nega que governo estude receber presos de Guantánamo

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 22h09

Brasília, 8 dez (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores (MRE) negou nesta segunda-feira que o governo estude a possibilidade de receber detentos da base militar americana de Guantánamo, em Cuba, da mesma forma como fez o Uruguai, que no domingo recebeu seis presos na qualidade de refugiados.

“O Brasil não estuda a hipótese de aceitar detentos da prisão norte-americana de Guantánamo”, informou a assessoria de comunicação social do Itamaraty em comunicado.

De acordo com informações publicadas pelo jornal “The New York Times”, além do Uruguai, outros países sul-americanos, entre eles Brasil, Colômbia e Chile, estariam negociando com o governo de Barack Obama a possibilidade de receber outros presos de Guantánamo.

O envio de seis ao Uruguai faz parte do processo anunciado por Obama no começo de seu mandato de fechar a prisão de Guantánamo, onde estão detentos acusados, principalmente, de terrorismo e que não foram julgados.

Após a transferência desse grupo ao Uruguai, ficaram em Guantánamo 136 prisioneiros, sendo que 67 já tem a transferência aprovada, 59 estão em análise para determinar se podem ser soltos e apenas dez enfrentam acusações, foram acusados formalmente ou cumprem sentenças.

Há alguns meses, os governos de Montevidéu e Washington negociaram o envio ao Uruguai de prisioneiros da base dos Estados Unidos em território cubano. Esse processo terminou no domingo com o desembarque na capital uruguaia de quatro sírios, um tunisiano e um palestino recebidos como refugiados e sobre os quais o presidente José Mujica disse que podem sair do país quando quiserem.

Estes presos, que nunca foram formalmente acusados, são enquadrados em baixo perfil de perigo pelos Estados Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.