Japão e Coreia do Sul fazem primeira reunião sobre segurança em 5 anos
Tóquio, 7 abr (EFE).- Japão e Coreia do Sul realizarão no próximo dia 14 de abril a primeira reunião sobre segurança em mais de cinco anos para abordar os programas armamentísticos da Coreia do Norte e a cooperação bilateral entre Tóquio e Washington.
O diretor para a Ásia Pacífica do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Junichi Ihara, e o diretor para assuntos do Nordeste Asiático do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lee Sang-deok, participarão do encontro, informou nesta terça-feira (data local) a emissora pública japonesa “NHK”.
Durante a reunião, representantes de ambos os países discutirão como lidar com o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Também estará na pauta a revisão do acordo bilateral do Japão e dos Estados Unidos para a cooperação em matéria de segurança.
O encontro ficou acertado depois de uma conversa ocorrida em março entre o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, e o chanceler sul-coreano, Yun Byung-se.
Os dois países não realizavam uma reunião bilateral sobre segurança desde dezembro de 2009 por causa das disputas territoriais na região e o histórico domínio colonial do Japão sobre a península coreana no princípio do século XX. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.